Orçamento Doméstico

Quem é esperto Economiza! Com a ajuda da Isa =)

Como falamos no post anterior... vamos tratar de economia doméstica, que é algo que eu acabei aprendendo com a vida... e hoje em dia tenho prazer em economizar sem deixar de viver as boas coisas da vida!

Não se trata de guardar tudo que se ganha... pois isso é impossível... e improvável... e horrível, não vivemos de luz e temos contas a pagar, só é preciso organizar as contas e saber onde se poder eliminar gastos ou torná-los menores... é se desapegar de alguns gastos supérfluos no presente para fazer melhores escolhas no futuro... 

Como disse o físico irlandês William Thomson Kelvin: “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”. Então para fazer seu dinheiro render mais e não sumir todo mês, fazer um controle das despesas e receitas é a melhor forma de ver pra onde seu dinheiro vai e começar a economizar.

Economia doméstica é a administração das contas que você tem na vida! Todos, mesmo sem se dar conta, necessitam administrar seu dinheiro. Se não fizerem isso os gastos podem sair do controle e antes do final do mês o dinheiro pode acabar e contas podem ficar sem pagar! Já pensou que tragédia? Seu nome sujo, credores batendo na sua porta ou te ligando o tempo todo com cobranças, ou pior, você não conseguir comprar nem o básico para sua subsistência. Pense nisso e comece a economizar!

Para que a economia não seja prejudicial à sua vida, ela requer um Planejamento! Quanto mais planejada, melhor! A base de tudo é o Orçamento, que ajuda na administração dos seus recursos. O Orçamento Doméstico é o registro das entradas (receitas) e saídas (despesas) suas ou de todos os membros da família, se você tiver gastos compartilhados com outras pessoas. Planejar despesas antecipadamente para não gastar mais do que se ganha é justamente a função do Orçamento Doméstico.


A  expressão mais temida para quem já passou apuros com a falta de dinheiro e o excesso e dívidas é "Cheque Especial". Quando se entra no cheque especial, pagam-se juros, não se quita a fatura do cartão de crédito, entra-se no crédito rotativo, falta dinheiro no final do mês e no mês seguinte se paga mais juros... e isto se torna uma bola de neve, com uma dívida crescente que só vai aumentando e você não consegue controlá-la e fica cada vez mais difícil de sair dela... Quem já passou por isso sabe do que estou falando!

Para elaborar um Orçamento Doméstico é necessário que você tenha um certo tempo, tenha anotado todos os seus ganhos, tenha os comprovantes de todas as suas contas e gastos mensais, tenha em mente os planos de gastos para os próximos anos e se você for casado ou morar com mais gente, convoque a família para uma reunião seguida de ação pois todos necessitam estar comprometidos com o projeto de organização e estruturação da economia doméstica.

O seu dinheiro é de sua responsabilidade, mas quando você tem gastos em comum com outras pessoas e pagamentos compartilhados, essas pessoas passam a ser responsáveis e dependentes do seu dinheiro também, e é claro que você não deseja dar o calote e deixar na mão essas pessoas que compartilham a vida com você... por isso todos tem que fazer um planejamento e seguí-lo, principalmente.

Para começar, recomendo este modelo de planilha de Orçamento Doméstico:

Ela vai te ajudar a visualizar o dinheiro disponível, os gastos básicos, os mais flexíveis e supérfluos, os fixos, variáveis e te fazer ter consciência para onde todo o seu dinheiro vai...


Gosto deste modelo que tem a porcentagem dos gastos conforme sua receita, dando a real noção do quanto você compromete por mês em cada tipo de despesa. É possível fazer um download deste modelo, porém escolha o que mais é agradável aos seus olhos e o que mais adapte ao seu estilo de vida e gastos. Há centenas de modelos para baixar em variados sites, basta procurar no Google o termo "Planilha de Orçamento Doméstico". 


Além disso, há aplicativos para smartphones que organizam os gastos e ajudam a controlá-los com lembretes para pagar as contas, soma dos gastos, entre outras ferramentas que auxiliam na visualização e noção de como o dinheiro está sendo gasto. Farei um post só sobre esses aplicativos e ferramentas virtuais de controle de gasto...

Alguns economistas dizem que o ideal é gastar 50% com gastos básicos, 30% com supérfluos e 20% deve ser poupado... sabemos que é bem complicado poupar 20% do salário, acabamos comprometendo essa porcentagem em gastos básicos mesmo ou supérfluos, mas não é impossível... vamos tratar disso num post futuro também.

Nunca é tarde para começar... então mãos à obra... faça já o download da sua planilha e comece a preenchê-la, o quanto antes começar a planejar, antes você começa a economizar e colher frutos desse novo projeto de vida!

Fonte: planilha/tabela IDEC

Comentários

Outras dicas...