Gastos desnecessários
"De grão em
grão a galinha enche o papo" e assim, de moeda em moeda, real em real
gastamos muito durante o mês... sem nos darmos conta do que sai de
nossa conta!
Em muitos aspectos da vida, gastamos com coisas fúteis e desnecessárias, gastamos a mais sem perceber, sem pensar no que estamos comprando... mesmo pequenas quantias que parecem insignificantes, na hora das contas, na "ponta do lápis", esses valores fazem falta no orçamento final do mês.
Por isso aqui vai um compilado de fatores que nos fazem gastar (às vezes sem saber) para que você pare e pense em que está gastando sem prestar atenção e assim desviando seu dinheiro para algo que não precisa, podendo economizar para manter sua saúde financeira (e mental, quando não passa por dificuldades!)
Evite comprar produtos de marca
Não vale apenas para roupas, pois remédios, cosméticos, alimentos podem ter versões alternativas que não custam tanto e podem ter igual ou melhor qualidade do que o produto de marca. Nos caso dos alimentos, verifique os rótulos; na maioria dos casos, os ingredientes são praticamente idênticos, então não se deixe levar pela propaganda enfatizada pelas marcas famosas.
Evite fazer compras quando estiver com fome
Se você comprar mantimentos quando estiver com fome, fica mais suscetível a comprar coisas das quais não precisa ou que vai perder depois, vão vencer, se comprar em grande quantidade e não consumir a tempo. O mesmo vale para um passeio no supermercado a lazer, com tempo, irá pegar mais comida do que o previsto inicialmente na compra ou comprar outras coisas das quais não precisa.
Evite comprar lanches na rua
Adquira o hábito de levar de casa lanches e bebidas para o trabalho. Se você comprar todos os dias um lanche e um suco ou refrigerante em algum bar ou lanchonete, no fim do mês terá gasto mais que o dobro se tivesse comprado em um supermercado e levado de casa... Faça uma experiência e faça as contas... não saio de casa sem meu lanchinho... ainda assim, almoço na rua, pois é mais cômodo e mais barato que comprar carne e preparar todos os dias... compenso com os gastos mínimos com meus lanches.
Evite cartões de crédito
Se você não vê seu dinheiro sair da carteira, provavelmente vai perder o controle dele. Evite usar indiscriminadamente o cartão de crédito, pois por ter limite acima do que você ganha, pode te deixar com uma dívida grande que vira uma bola de neve. A surpresa vem no fim do mês, quando o dinheiro já se foi...
Evite abusar do ar condicionado
Se você adora um ambiente resfriado, você pode estar pagando mais do que você precisa devido ao isolamento inadequado. Se você puder pagar, instale janelas hermeticamente fechadas para não haver vazamento e desperdício de energia. Mantenha as portas sempre fechadas e em uma temperatura média, agradável... Muito frio gasta muito e nem sempre é agradável a todos, pense nos demais.
Evite aplicativos que custam e cobram por serviços
Retire o número de seu cartão de crédito dos formulários de informações de quaisquer sites ou aplicativos que joga, pois você pode clicar sem querer e comprar serviços, renovar assinaturas, pegar créditos ou vantagens em jogos. Pode parecer uma pequena quantia, mas mês a mês cobrado, no fim do ano dará um montante grande de gastos, desnecessários...
Retire o número de seu cartão de crédito dos formulários de informações de quaisquer sites ou aplicativos que joga, pois você pode clicar sem querer e comprar serviços, renovar assinaturas, pegar créditos ou vantagens em jogos. Pode parecer uma pequena quantia, mas mês a mês cobrado, no fim do ano dará um montante grande de gastos, desnecessários...
Mantenha seus pneus calibrados
Mantenha os pneus devidamente cheios e você vai economizar dinheiro na gasolina que você nem sabia que estava perdendo. Configure um alerta periódico no seu telefone ou coloque lembretes no seu calendário para que você não se esqueça de verificar os pneus.
Mantenha os pneus devidamente cheios e você vai economizar dinheiro na gasolina que você nem sabia que estava perdendo. Configure um alerta periódico no seu telefone ou coloque lembretes no seu calendário para que você não se esqueça de verificar os pneus.
Não compre só porque está na promoção, porque na vitrine há uma faixa E-N-O-R-M-E onde se lê: "IMPERDÍVEL, APROVEITE!". Você realmente precisa daquilo, pare e pense. Atenha-se a promoções e cupons de desconto para as coisas que você já costuma comprar ou está precisando.
Compre e venda em brechós
Algumas cidades têm bons e grandes brechós. Se não houver algum perto de você, você pode encontrar muitos sites que vendem usados bem conservados, roupas de boa qualidade, bem como permitir que você venda suas roupas usadas. Além disso, se o brechó for de marca, as roupas são de melhor qualidade e foram pouco utilizadas... seu material irá provavelmente durar mais tempo.
Mantenha bons hábitos de saúde e higiene
Você acha que não vai acontecer com você, mas vai. Dentista e médico são gastos inevitáveis. Não lavar as mãos, beber álcool e comer besteira, não tendo o cuidado adequado com seu corpo vai fazer você gastar com saúde, cedo ou tarde.
Carregue uma caneca ou copo de café reutilizável
Alguns lugares cobram o copo descartável, afinal de contas eles não recebem esses copos gratuitamente. Se você frequenta uma cafeteria diariamente é recomendável investir em um copo ou caneca reutilizável para viagem. Você normalmente vai ter um "desconto" por usá-lo, quando na verdade você não está pagando um extra pelos copos de plástico.
Use a meia-entrada ou desconto de estudante, idoso
Descontos para estudantes e universitários são frequentes, mas nem todo mundo divulga. Só porque uma empresa ou estabelecimento não explicitamente anuncia descontos para estudantes não significa que eles não têm desconto. Pergunte a um empregado, ou, se você está fazendo uma compra on-line, use uma ferramenta de busca para ver se existem quaisquer descontos para estudantes ou programas de fidelidade dos quais você não estava ciente. Isso vale para outros descontos como idosos, militares, deficientes, funcionários públicos etc.
Organize-se
Ser desorganizado custa caro. Cada vez que você perde carregadores e cabos, jóias caras, esquecendo onde deixou as chaves e tem que pagar um chaveiro para entrar em sua casa ou carro, você tem um gasto extra. Então, pense em quantas dessas vezes você acabou encontrando o item mais tarde e percebeu que você gastou o dinheiro por nada. Encontraria tudo facilmente se fosse organizado e soubesse onde guarda cada coisa.
Essas são algumas dicas para economizar dinheiro com as pequenas coisas da vida... Gastos ocorrem o tempo todo, mesmo que não percebamos, mas se soubermos observar e nos policiar para não gastar além do necessário, nossos hábitos melhoram e nosso bolso também agradece, evitando surpresas no fim do mês quando não sabemos onde gastamos tanto!
Fonte: Adaptação e tradução livre do site www.lifehack.org
Economizando a gente chega lá!! Ótimo post!! Bjos!! Amo vc!!!
ResponderExcluir