Vis a vis (série)





É muito fácil despertar certa simpatia por algumas personagens da série. Para isso, uma das ferramentas usadas – sem excesso e que funciona bem dentro da narrativa – foi a utilização de cenas em que as detentas expressam seus pensamentos sobre determinado fato ou tema para uma câmera, no estilo documentário. Os cortes servem de respiro entre um momento chave e outro, colocados nos episódios para que o público conheça um pouco mais sobre as criminosas, sem precisar revisitar seu passado, como acontece em “Orange Is The New Black”.

A comparação com Orange is the New Black é inevitável. As duas têm tons distintos – uma é comédia e a outra é um suspense – mas é impossível não notar que os criadores da produção espanhola foram estratégicos, repetindo detalhes que já tinham funcionado na veterana do Netflix. 



Isso inclui a própria premissa básica: a prisão de Macarena (Maggie Civantos), uma mulher de classe média que é enganada pelo amante e paga o preço por isso, indo para um lugar totalmente distante de sua realidade. É uma premissa exatamente igual a que leva Piper para o presídio de Orange, incluindo os mesmos desdobramentos, como a necessidade de "endurecer" para  sobreviver, por exemplo. Macarena, porém, vai muito mais longe que Piper, algo que é imediatamente permitido por conta do tipo de narrativa que separa as duas séries.

Aos poucos, surgem outras semelhanças, como a figura materna de Sole (María Isabel Diaz) cuidando da viciada do grupo Tere (Marta Aledo) ou na dinâmica entre carcereiros e prisioneiras, que reúnem todos os típicos arremedos narrativos como o sexo, a tortura psicológica e a corrupção. Os criadores de são bastante descarados no que os inspira, mas exatamente porque estamos diante de um drama cheio de suspense, as duas séries vão se distanciando conforme a história avança.
A nudez na série não é forçada ou exagerada, está presente para mostrar a realidade de um sistema carcerário opressor. Os temas que a série aborda são universais e também está inserido no dia a dia das presas no mundo inteiro, como os relacionamentos homossexuais dentro do presídio, além dos assédios por parte da equipe de oficiais, abortos, casamento planejado pela família (no caso da Espanha) e a expectativa de vida das mulheres presidiárias.

Vis a Vis” é uma série instigante, curta e que te prende desde o primeiro segundo.


#visavis
#zulemazahir
#netflix
#seriesnetflix
#séries
#maratonavisavis
#hablasespañol
#viciada
#macarenaferreiro

Mesclei informações das duas fontes sobre a série, que resumem bem a sinopse e o que achei dela...

https://www.folhape.com.br/diversao/diversao/uma-serie-de-coisas/2019/08/02/NWS,112305,71,1114,DIVERSAO,2330-SERIE-ESPANHOLA-VIS-VIS-GARANTE-HISTORIA-INSTIGANTE-DIGNA-MARATONA.aspx

https://www.omelete.com.br/netflix/conheca-vis-a-vis-a-orange-is-the-new-black-do-criador-de-la-casa-de-papel

Comentários

Outras dicas...