Economizar sem deixar de viver!

Economizar não significa guardar cada centavo, deixar de gastar ao máximo e ficar chocando 'dinheirinhos' embaixo do colchão ou ficar contando centavos dos juros na poupança...

Economizar é pensar no futuro e planejar os gastos atuais e futuros, é ter segurança para realizar um sonho, fazer uma compra significativa, uma viagem, um curso que mudará sua carreira e sua vida pra sempre... enfim, incentivo as pessoas a economizarem para conquistarem coisas e sensações grandes e boas na vida...e também para não passarem aperto num momento de necessidade =)

Encontrei este artigo e achei perfeito para ilustrar o que eu penso sobre economia, mas sem ser "murrinha", sem ser miserável e negar-se a desfrutar algumas alegrias e cometer pequenos deslizes financeiros... porém, muitas das coisas boas da vida também podem ser gratuitas e falarei sobre isso em um próximo post.



Para refletir...

"Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais, e assim por diante. Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na conta bancária. É claro que não tenho esse dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida." (Max Gehringer)

Comentários

Outras dicas...