Chile em festa!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3eGESk1JlDLiZ8CG0gpuu3k60qZ5Vy_4b0GtyevmVeOGjuQFy2oCzpgArhnMWHBeYMTohPntroOvrGPE5GIlbgpuzn-vXYHTfl6WCKjUIUcJlT72Vbp_sVLJ01ZnsIYiQdG-DPg0X3Zce/s320/chile.jpg)
Mais uma: um amigo vai publicar um livro de poesias relacionadas a Pablo Neruda, feitas para uma exposição de obras na casa do mesmo artista em Isla Negra (Chile) e me convidou a participar do livro com uma poesia que fiz sobre as casas de Pablo e que participou da mostra. A renda das vendas dos livros "Antología - Un poema a Neruda" será destinada às famílias dos mineiros que estão soterrados e serão resgatados até o Natal de 2010.
http://www.becodospoetas.com.br/profiles/blogs/mision-cumplida-segunda
Notícia (G1): "Será uma longa espera para os mineiros e as famílias, acampadas há mais de duas semanas na boca da mina. Mas agora com menos angústia. Foram 17 dias esperando uma notícia e ela veio no domingo. Por uma sonda, os trabalhadores enviaram um bilhete dizendo que todos estão vivos. Uma câmera também gravou imagens de um dos mineiros. A história de sobrevivência foi comemorada em todo o país.
O acidente foi no dia 5 de agosto, em uma mina de cobre e ouro no Deserto do Atacama, no norte do país. Os 33 mineiros trabalhavam a uma profundidade de 700 metros quando houve um desmoronamento em uma galeria.Eles ficaram presos em um refúgio, com 25 metros quadrados, e conseguiram sobreviver - graças a tanques de água que estavam no local e canais de ventilação.
As equipes de resgate estudam o local da mina, para definir o ponto exato da construção de um túnel até o refúgio onde estão os mineiros. Eles serão içados a superfície. Mas se os especialistas estiverem certos, os trabalhadores só serão resgatados próximo do Natal. Por enquanto, a prioridade das equipes é manter os mineiros vivos. Aos poucos eles começam a receber água e alimentos por uma sonda, batizada de cordão umbilical.
Outros túneis serão perfurados para manter canais de comunicação e de ventilação. Uma equipe de psicólogos também está no local para conversar e tentar manter os mineiros tranquilos. Em Santiago o presidente do Chile, Sebastian Piñera, prometeu punir os responsáveis pela mina."
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pela participação! ;)